Essa é uma técnica da radiografia extrabucal realizada em uma visão lateral da face, com a boca fechada e em abertura máxima, para melhor avaliação dos contornos anatômicos (cabeça da mandíbula, eminência articular, fossa mandibular) e dinâmica articular (posicionamento das cabeças da mandíbula com relação à fossa mandibular e eminência articular).

Documentação ortodôntica é um conjunto de exames, incluindo radiografias e fotografias, que ajudam o dentista a acompanhar a evolução do tratamento de seus pacientes e mostrar a eles, no final, como chegaram na clínica e qual foi o resultado obtido após os procedimentos.

Permite em uma única tomada, a visualização das estruturas do complexo maxilo-facial , conferindo portanto sua utilidade em todas as especialidades. Devido ao posicionamento do paciente (afastado do filme) a imagem não possui a mesma riqueza de detalhes finos como na periapical, porém vantagens como ampla cobertura da área examinada, a projeção das estruturas anatômicas com reduzida superposição, além da baixa dose de radiação, são justificativa de sua crescente aceitação.

Os modelos das arcadas dentárias dos pacientes são indispensáveis para a documentação e o correto planejamento do tratamento ortodôntico. A utilização de modelos ortodônticos digitais vem sendo utilizada como um novo componente da documentação ortodôntica em substituição ao modelo físico, visto que, na Ortodontia, as radiografias e as fotografias digitais também já são usadas de forma rotineira.

Os sistemas de radiografia dental digital permitem a obtenção das imagens sem a utilização de filmes e câmara escura e com acentuada diminuição da dose de radiação ao paciente, em torno de 80%. As radiografias digitais podem ser submetidas a um processamento de imagens, através do qual podemos alterar densidade e contraste, inverter a imagem para a forma negativa, tomar medidas, mensurar densidades ópticas, colorir a imagem e até transformá-lo em tridimensional (3d).

Dentre elas temos:
Periapical
– Interproximal
– Oclusal
– Técnicas de Localização

A radiografia panorâmica é uma das técnicas mais solicitadas em todas as especialidades da odontologia e pega toda a região do maxilomandibular. Com ela, o dentista consegue ver todos os elementos dentais e estruturas anatômicas dos dentes. Esse tipo de radiografia possui uma baixa dose de radiação e é indicada, principalmente, para pacientes que têm dificuldade de abrir a boca.

A Tomografia Computadorizada (TC) é uma das técnicas com maior capacidade de diagnóstico. Hoje, os tomógrafos permitem avaliar com mais detalhes e perfeição a anatomia humana, incluindo a face. Os exames são rápidos e utilizam técnicas aperfeiçoadas que garantem qualidade total da imagem, com menos radiação. Com a computação gráficas disponível, é possível fazer, por exemplo, reconstruções multiplanares e tridimensionais (3D) da anatomia da região de interesse e os vasos sanguíneos podem ser destacados pelo uso de contraste endovenoso.

DESCONTOS:
Sindicato dos Aposentados | Oab | Jadapax | Sindserv | Sindicato dos | Metalúrgicos | Sindicato Rural